sexta-feira, 30 de julho de 2021

Vivência - 30 de Julho

Hoje como proposta iremos fazer um saci com rolo de papel higiênico, no vídeo segue o passo a passo. Material necessário: rolo de papel higiênico, tinta guache, pincel, cola, tesoura, papel colorido vermelho, olhinhos,  caso não tenham algum destes materiais não há problema, podem fazer com o material que tiverem, o importante e participar.



quinta-feira, 29 de julho de 2021

Vivência - 29 de Julho

Hoje iremos apreciar a história Os Dez sacizinhos, de Tatiana Belinky e ilustrações de Roberto Weigand. Por meio desta história aprendemos subtrair de forma divertida e lúdica A partir de versos simples e rimados, os dez sacizinhos vão desaparecendo, um a um, em diversos acidentes (ingestão de comida estragada, jejum exagerado quebra de regras…)

 



quarta-feira, 28 de julho de 2021

Vivência - 28 de Julho

Hoje vamos conhecer uma brincadeira indígena da região do Xingu chamada Heiné Kuputis, mais conhecida como a corrida do saci. Essa brincadeira não vem de longe, mais precisamente da aldeia indígena dos Kalapalos que vivem no sul do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.

Instruções: Duas linhas são desenhadas no chão como pontos de partida e chegada, tendo uma distância entre si de aproximadamente 100 metros. Os jogadores devem realizar o percurso correndo num pé só e não podem trocar o pé de apoio. Quem ultrapassar a linha de chegada é o vencedor, mas caso nenhum chegue, o vencedor será aquele que chegou mais próximo da linha de chegada. Uma outra versão é realizar a brincadeira em equipes, onde as corridas são feitas em duplas, sendo um de cada time. A equipe vencedora é aquela que tiver mais participantes que ultrapassaram a linha final. É uma brincadeira onde o equilíbrio e a resistência são muito importantes. O Objetivo desta brincadeira é completar o percurso num pé só.

Saiba Mais:



terça-feira, 27 de julho de 2021

Vivência - 27 de Julho

 Hoje em continuidade a atividade do dia anterior segue um vídeo da história da lenda do Saci Pererê.



Depois de assistir o filme faça um desenho e envie para que possamos ver.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Vivência - 26 de Julho

Hoje iremos falar sobre um personagem muito conhecido do nosso folclore o Saci Pererê, segundo a lenda do Saci, ele é um ser baixinho, negro e possui apenas uma perna – por isso se locomove pulando rapidamente pela floresta. Outra característica marcante é o seu capuz vermelho. O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Por isso ele está sempre realizando travessuras. Desde 2003 o dia 31/10 e destinado a comemoração deste personagem tal conhecido por nossa cultura.

Para hoje iremos separar uma folha de sulfite, pode ser do caderno que tiver em casa também, lápis de cor ou cera, para fazermos uma dobradura de saci. Segue um vídeo curto com o passo a passo: 



Quem puder e quiser segue anexo o passo a passo para impressão. 




sexta-feira, 23 de julho de 2021

Vivência - 23 de Julho

Assim como as histórias contadas, algumas receitas culinárias são passadas de geração para geração. Hoje nós inspiramos na Dona Nastácia do sitio do pica- pau amarelo e propomos que a famílias faça a receita do bolinho de chuva, esse bolinho lembra muito casa de vô, não é mesmo?  



quinta-feira, 22 de julho de 2021

Vivência - 22 de Julho

Vamos brincar em família?

Brincadeiras da infância, aquelas que nossos pais e avós tinham como favoritas.

Converse em família e divirtam-se

Segue um vídeo com algumas dessas brincadeiras folclóricas.



quarta-feira, 21 de julho de 2021

Vivência - 21 de Julho

A história de hoje, faz parte do nosso folclore.

Um menino muito esperto, chamado PEDRO MALASARTES, fica sabendo de uma senhora muito mesquinha.

Então com algumas pedras na mão ele planeja tirar uns legumes dela para fazer uma sopa.

Será que ele conseguiu???

Descubram assistindo a história

 



terça-feira, 20 de julho de 2021

Vivência - 20 de Julho

Hoje iremos falar sobre as parlendas. Vocês sabiam as Parlendas são versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e de fácil memorização. São criações anônimas que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração, transmitindo a cultura oral popular.

 

Vocês conhecem alguma destas parlendas:



Faça um desenho da parlenda que vocês já conheciam ou da que mais gostaram enviem a foto é nos enviem.


segunda-feira, 19 de julho de 2021

Vivência - 19 de Julho

Como folclore vem da cultura oral ...vamos então começar com contação de histórias?

Falem sobre uma história que ouviram de um familiar como a mamãe, papai, vovó, vovô, titio ou titia sobre alguma vivência deles como uma receita tradição da família, uma brincadeira, uma superstição que foi passada de geração para geração até os dias de hoje. Façam um vídeo curto nós contando como foi esta conversa e que história vocês descobriram. 

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Vivência - 16 de Julho

 Hoje é dia da Olimpíada do Pocoyo.

Assista o vídeo

 

Quem consegui correr mais tempo em sua casa? Faça esse desafio, não esqueça de enviar vídeos da brincadeira.

 

Você não precisa ser melhor em tudo, porque todo mundo é bom em alguma coisa.

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Vivência - 15 de Julho

Existem muitas cantigas de roda ou cirandas que são muito apreciadas por crianças nessa faixa etária. Essas canções podem ser um recurso estimulante para trabalhar as relações sociais, noções de lateralidade, os sentidos e novos conhecimentos.



quarta-feira, 14 de julho de 2021

Vivência - 14 de Julho

A música de hoje motiva o seu filho a se mexer e coordenar músculos pequenos, como os das mãos, e músculos grandes, como os das pernas e do tronco.



terça-feira, 13 de julho de 2021

Vivência - 13 de julho

 Com o jogo da memória, se obtêm benefícios como a capacidade de desenvolver habilidades de concentração, autonomia e confiança.

Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista.

Neste jogo pedagógico serão apresentados 9 esportes

Basquete, ginástica , tênis, futebol, levantamento de peso, boxe, atletismo (lançamento de disco, corrida, lançamento de dardo, salto com vara) , hipismo , voleibol.

Imprima duas vezes recorte e brinque, caso não tenha como imprimir você poderá desenhar ou pegar a folha na escola, mas ligue e avise antes da retirada para o material ser impresso.


 


Depois de brincar... escolha uma dessas modalidades e brinque com sua família. Faça vídeos e envie para nós.

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Vivência - 12 de Julho

JUDÔ

Judô é uma arte marcial japonesa, praticada como esporte de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

Nessa Olimpíada teremos 13 atletas nessa modalidade



quinta-feira, 8 de julho de 2021

Vivência - 08 de Julho

 

VOLEIBOL

O voleibol nos Jogos Olímpicos existe desde 1964, quando o esporte foi incorporado oficialmente ao programa olímpico. A partir de Atlanta 1996 também foi introduzido o voleibol de praia.


 Jogo de vôlei  -  Turma da Monica


  Vôlei com balão – Ed. Física Profº Everton


https://www.youtube.com/watch?v=MJK8d6vG0_A&t=30s

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Vivência - 07 de Julho

A tocha

O Fogo Olímpico, também intitulado de Tocha das Olimpíadas, é um dos mais importantes símbolos relacionado às Olimpíadas. A Tocha comemora o roubo feito do fogo de Zeus, o deus grego, feito através de Prometeu, e sua origem remonta a Grécia Antiga, na qual era conservado durante toda a celebração dos Jogos Olímpicos Antigos (Maiores informações sobre o Mito de Prometeu disponível no item Recursos Complementares).



Sugestão de atividade: Vamos fazer uma tocha olímpica, usem a criatividade, pode ser em um copo descartável, rolinho de papel higiênico, rolo de papel toalha ou até mesmo uma garrafa pet cortada ao meio (pedir para um adulto ajudar). Para a tocha pode ser usado papel de seda vermelho ou laranja; E.V.A ou papel branco pintado da cor que simboliza o fogo.


terça-feira, 6 de julho de 2021

Vivência - 06 de Julho

A coroa de louros

 


A origem do uso da coroa de louros está no mito de Dafne, uma ninfa que se transformou em um pé de louro para fugir de Apolo. O deus, então, fizera com as folhas uma coroa, com a qual passou a ser representado.

Na Grécia Antiga, em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega.

Na mitologia grega este era um dos símbolos usados por Apolo, deus da Luz, da Cura, da Poesia, da Música e da Profecia, protetor dos atletas e dos jovens guerreiros.

Em Atenas, a coroa de louros como símbolo de distinção e glória foi substituída pelos ramos de oliveira, considerada a árvore protetora da cidade.

Apesar de não ter valor material, a coroa tinha um significado muito especial para os atletas e para a cidade de onde provinham, que os receberiam com grandes festas e criando estátuas em homenagem aos vencedores.

A coroa de louros, ou láurea, então, passou a simbolizar a vitória, sobretudo, nos Jogos Olímpicos.


Vamos aprender a fazer uma coroa de folhas?




 

Vamos aprender a fazer uma coroa de folhas?


segunda-feira, 5 de julho de 2021

Vivência - 05 de Julho

 

Vamos dar continuidade as informações sobre os Jogos Olímpicos e seus símbolos:

Os anéis olímpicos

 

 O símbolo dos Jogos Olímpicos foi criado em 1012 e é composto por cinco anéis entrelaçados, com as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco. Este foi originalmente concebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos.

 

As cores utilizadas nos cinco anéis da bandeira foram escolhidas e representadas por Coubertin devido a frequência em que aparecem nas bandeiras das diversas nações no mundo. Pelo menos uma das demais cores está presente em cada bandeira, dessa forma, além de simbolizar a união dos cinco continentes, integra todos os países, fornecendo um sentido universal para as Olimpíadas.

 

Há concepções que defendem que cada anel simboliza um continente. azul: Europa; amarelo: Ásia; preto: África; verde: Oceania e vermelho: América



Sugestão de atividade: Desenhar e colorir os 5 círculos que representam os continentes nos jogos olímpicos e enviar as fotos.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Vivência - 02 de julho

 Atividade sobre bandeira

 

Você sabia: As bandeiras são símbolos importantes que representam um país, um estado, é no caso das olimpíadas a competição. A bandeira olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho é simbólico; representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais até o presente momento.

Porque será que a nossa bandeira têm as cores verde, azul, amarela e branca? Veja o porque:

 


Em seguida aproveitando o clima ainda de festa junina, que tal fazer arte usando as cores e formas da nossa bandeira, veja o vídeo e aproveite a dica, caso não tenha folhas nas cores, pode usar a imaginação e colorir com o material que tiver em casa.



quinta-feira, 1 de julho de 2021

Vivência - 01 de Julho

 Atividade física basquete:

Na educação infantil as atividades de corpo e movimento são muito apreciadas pelas crianças, brincando de correr, bola, saltar, de pular, as crianças aprendem regras e valores, além de mexer o corpo.

Hoje nossa proposta e brincar de basquete, está é uma das modalidades esportivas dos jogos olímpicos, para isto vocês irão precisar de caixa de papelão ou um cesto pode ser também balde, e bolas de diferentes tamanhos, caso não tenha vocês podem fazer usando meias de diferentes tamanhos.



Basquete adaptado uma explicação para as crianças